Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Perguntas Frequentes > Prouni > Prazo para instituições aderirem ao ProUni termina hoje
Início do conteúdo da página

Portal de Periódicos completa cinco anos

Foto: Wanderley PessoaNa comemoração dos cinco anos do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou os avanços conquistados pelo serviço nos últimos dois anos. “Em 2003, tínhamos dois mil periódicos e passamos para 9.530 este ano”, disse Haddad, na abertura da Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica, nesta quinta-feira, dia 1º, em Brasília. O ministro reforçou a importância do portal para o desenvolvimento da educação e da pesquisa científica. O Brasil é responsável por 1,7% da produção científica mundial.

De acordo com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães (foto, com Fernando Haddad), o serviço colocou o país em posição de destaque no mundo ao possibilitar acesso livre a artigos, pesquisas e materiais de todas as áreas do conhecimento. “Apesar dos últimos avanços, estamos sempre buscando novos títulos e editoras para colocar no Portal de Periódicos”, comentou.

O diretor de programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral Neto, salienta que a produção de materiais científicos é indissociável da pós-graduação. “O portal facilitou e agilizou o acesso a documentos importantes. Antigamente, demorávamos de três a quatro meses para ter acesso a um artigo científico. Hoje, isso é feito em poucos minutos”, disse.

O Portal de Periódicos é uma biblioteca virtual oferecida pelo Ministério da Educação. O número de acessos cresce a cada ano. Em 2004, foram 27 milhões — aumento de 35% em relação a 2003. Para 2005, a previsão é de 35 milhões de acessos. A quantidade de instituições credenciadas no portal também aumentou significativamente. Em 2001, eram 72. Atualmente são 163. Mais de 1,3 milhão de professores, pesquisadores e estudantes de todo o país têm acesso livre à página na internet.

Podem utilizar a página eletrônica as instituições federais de ensino superior, além das estaduais e municipais com programas de pós-graduação recomendados pela Capes. Universidades particulares com pós-graduação bem avaliada pela Capes também têm livre acesso. O portal obteve reconhecimento de excelência e liderança de consórcios do Institute for Scientific Information, da Filadélfia (Estados Unidos). Durante a conferência, os participantes poderão conferir uma exposição de obras e serviços oferecidos por editoras nacionais e internacionais que têm periódicos publicados do portal.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página