Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Bolsista descreve dia-a-dia no Timor
Início do conteúdo da página

Capes vai premiar melhores teses

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) acaba de criar o Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese. As duas modalidades vão premiar, anualmente, a partir de 2006, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. A primeira concessão está marcada para julho de 2006, por ocasião das comemorações do 55º aniversário da Capes.

O Prêmio Capes de Tese será concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tem representante de área nomeado pela Capes. As teses premiadas serão automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Tese, que vai escolher três teses, uma de cada conjunto de grandes áreas.

Segundo o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, o primeiro conjunto de grandes áreas engloba ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; o segundo, engenharias e ciências exatas e da terra; e o terceiro, as áreas de ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências sociais aplicadas e na área de ensino de ciências. As pró-reitorias terão papel fundamental na escolha, para que cada instituição não mande mais do que uma tese para cada representação de área. “Mesmo que uma instituição tenha três doutorados em odontologia, só poderá mandar uma tese para concorrer. Isto aumenta a responsabilidade”, explica Janine.

A proposta de criação dos Prêmios Capes foi encaminhada pelo integrante do Conselho Técnico Científico (CTC/Capes) e representante da área de ciências agrárias I, José Oswaldo Siqueira. Para ele, as idéias básicas de sua proposta são buscar uma ampliação do ambiente acadêmico nos programas de pós-graduação, proporcionando um mecanismo oficial de reconhecimento, e contribuir para aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Prêmios – O Prêmio Capes de Tese consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. O Grande Prêmio dará diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano para o autor da tese, auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes.

As duas modalidades incluem distinção a ser outorgada ao programa em que foi defendida a tese. Os prêmios foram instituídos pela Portaria nº 97, de 21 de dezembro de 2005.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página