Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Reunião da Capes para avaliação de cursos
Início do conteúdo da página

Acadêmicos discutem educação superior no Brasil e EUA

Autoridades acadêmicas do Brasil e dos Estados Unidos estarão reunidas no seminário Sistema Universitário Americano e Brasileiro, para troca de experiências inovadoras e discussão sobre educação superior nos dois países. O encontro deverá ocorrer em agosto, no Rio Grande do Sul.

A decisão foi tomada na última segunda-feira, 9, em Brasília (DF), durante uma reunião entre o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, representantes da Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Os Estados Unidos estão entre os mais importantes parceiros do Brasil na formação de recursos humanos. Dos 1.800 bolsistas da Capes no exterior, 29% estão em instituições norte-americanas. De acordo com o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt, é importante aprofundar o conhecimento sobre o sistema de educação superior americano como um todo, mas também conhecer os mecanismos utilizados para captação de recursos públicos e privados.

No encontro, serão discutidos temas como globalização e internacionalização de currículos. Além disso, estão programados debates sobre a interseção entre estratégias econômico-sociais e acadêmicas, experiências pedagógicas na construção de novos paradigmas cognitivos na aprendizagem. A relação entre ensino universitário, ensino médio e fundamental também será abordada.

Participaram da reunião os diretores da Comissão Fulbright, Luiz Loureiro e Luiz Horta; o presidente da Fapergs, João Antônio Henriques; a representante do Comitê de Cooperação Internacional da Fapergs, Maria da Graça Feldens; e a coordenadora adjunta de Cooperação Internacional da Capes, Fátima Battaglin. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página