Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Oficina ensina a criar cursos de pós-graduação
Início do conteúdo da página

Oficina ensina a criar cursos de pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Universidade Católica de Brasília (UCB) promovem oficina sobre criação de cursos de mestrado e doutorado, na próxima semana, em Brasília. O evento é dirigido a representantes de instituições privadas de ensino superior. As instituições públicas terão oficina sobre o mesmo tema no dia 17 de fevereiro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCB, Ivan Rocha, o evento teve mais de 150 inscritos. A grande demanda levou a instituição a programar o oferecimento de duas turmas – uma nos dias 6 e 7 e a outra nos dias 9 e 10 de fevereiro, beneficiando um total de 80 participantes. “Vamos analisar, juntamente com a Capes, a possibilidade de programar novas edições dessa oficina”, diz.

Para Rocha, a pós-graduação e a pesquisa são dimensões importantes da vida acadêmica, que exigem muito em termos da qualidade da instituição e de investimento. “Muito mais importante do que preencher bem os formulários do APCN é adotar estratégias e observar os aspectos políticos da pós-graduação, sobretudo no âmbito interno das instituições”, acredita.

Com a realização dessas oficinas, a Capes busca qualificar os projetos de cursos de pós-graduação apresentados anualmente à agência. “Precisamos ampliar o mapa da pós no Brasil, em especial naquelas regiões e em instituições que não têm tradição de mestrado e doutorado stricto sensu, mas isso deve ser feito com qualidade”, destaca o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.

A oficina será realizada no campus II da UCB (916 Norte, módulo B, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa). O evento começa às 9h, com término previsto para as 18h30.  

Instituições públicas – No próximo dia 17, a UFMG vai realizar mais uma edição dessa oficina, dirigida especificamente a participantes de instituições públicas, sobretudo estaduais e federais. As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG por meio do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (31) 3499-4047.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página