Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Reconhecimento de títulos de pós-graduação obtidos no exterior
Início do conteúdo da página

Premiação da Capes terá nome de grandes cientistas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) vai homenagear os cientistas César Lattes, Florestan Fernandes e Carl Peter von Dietrich, na primeira edição do Prêmio Capes de Teses e do Grande Prêmio Capes de Teses. As inscrições foram abertas na quarta-feira, dia 1º. A premiação será entregue em julho.

Os dois prêmios foram criados em dezembro do ano passado, com o objetivo de distinguir, anualmente, as melhores teses de doutorado aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. O Prêmio Capes será concedido em cada uma das áreas do conhecimento. As teses premiadas serão automaticamente inscritas no Grande Prêmio, que vai escolher três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.

O Grande Prêmio César Lattes abrange o conjunto das grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra. Físico e professor universitário, Lattes (1924-2005) tornou-se conhecido mundialmente por ter sido um dos responsáveis pela descoberta do méson pi, a partícula subatômica que garante a coesão do núcleo do átomo.

Ao conjunto das grandes áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e lingüística, letras e artes destina-se o Grande Prêmio Florestan Fernandes. Sociólogo e professor universitário, Fernandes (1920-1995) foi o fundador da sociologia crítica no Brasil.

As grandes áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias estão englobadas no Grande Prêmio Carl Peter von Dietrich. Médico, com atuação em pesquisa, principalmente nas áreas de ciências biológicas, bioquímica e biologia molecular, Dietrich (1936-2005) foi o descobridor da estrutura da heparina, substância anticoagulante.

O Prêmio Capes consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional, de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. O Grande Prêmio oferecerá diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional, de um ano, para o autor da tese, auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. As duas modalidades incluem distinção a ser outorgada ao programa em que foi defendida a tese.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página