Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Novas atribuições da Capes são aprovadas
Início do conteúdo da página

Capes apresenta Portal de Acesso Livre na Bienal

O Portal de Acesso Livre - lançado em janeiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) - já recebeu 97.962 visitas. Durante os dez dias da 19ª Bienal do Livro de São Paulo, os visitantes poderão aprender como utilizar os bancos de dados oferecidos. Estão disponíveis para consulta 1.050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, resumos de bases referenciais e de patentes.

O portal tem o objetivo de levar conhecimento científico a professores e alunos de todo o país. É um banco com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras e estrangeiras. Além destes textos, há 17 sítios com periódicos de acesso gratuito, bases de dados referenciais com indexação e memórias de documentos científicos, estatísticas mantidas por organismos nacionais e internacionais.

Portal de Periódicos - No estande do MEC na Bienal, a Capes vai apresentar outro importante instrumento de divulgação científica, o Portal de Periódicos. A biblioteca virtual, de fácil acesso à informação científico-tecnológica mundial, é mantida pela Capes e utilizada por 163 instituições de ensino superior. No portal estão reunidos 9.530 periódicos com textos completos, cobrindo todas as áreas do conhecimento e 105 bases referenciais. Mais de 1,3 milhão de pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação utilizam as informações do portal para fazer descobertas contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

Prêmio - Os melhores trabalhos científicos sobre o Portal de Periódicos da Capes serão premiados em 2006. Os estudos apresentados deverão abordar o tema A Influência do Portal de Periódicos na Pós-Graduação Brasileira. O concurso, em comemoração aos cinco anos do portal, vai distribuir prêmios no valor de R$ 3 mil, em quatro categorias: melhor trabalho para pesquisador-professor, melhor trabalho para estudante de doutorado, melhor trabalho para estudante de mestrado e melhor trabalho para bibliotecário.

Pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação vinculados às instituições usuárias do portal poderão inscrever trabalhos. As inscrições devem ser encaminhadas à Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica da Capes até 30 de maio. Outras informações no edital ou no correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. (Assessoria de Imprensa da Capes)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página