Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Capes recebe projetos na área de defesa nacional
Início do conteúdo da página

Formação de RH em agronegócio é tema de encontro

Representantes governamentais e da comunidade acadêmica discutirão nesta semana, em Campo Grande (MS), a formação e qualificação de recursos humanos em agronegócio. O setor é responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 42% das exportações. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participa dos debates falando sobre A Visão da Capes como Indutora de Transformações na Formação de Recursos Humanos.

A área de pós-graduação em agronegócio apresentou um crescimento nos últimos anos. Em 2002, o Brasil tinha três cursos de pós-graduação nessa área, sendo um doutorado, um mestrado e um mestrado profissional. Atualmente existem 16 cursos, sendo quatro de doutorado, nove de mestrado e três de mestrado profissional. Em Mato Grosso do Sul, especificamente, existem três cursos de mestrado em agronegócio.

Além do tema central do evento, os participantes irão discutir as demandas do setor na atualidade, bem como os principais desafios a serem superados por esse segmento. Serão promovidas discussões e reflexões sobre o papel dos programas de pesquisa e de pós-graduação, sobretudo os mestrados profissionais que têm o agronegócio como eixo central.

A palestra do presidente da Capes acontece nesta quarta-feira, dia 19, às 9h, no auditório do Bloco V, no Campus I da Uniderp. O diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, também participa das discussões.

Até o encerramento do evento, na quinta-feira, 20, serão abordados, entre outros, assuntos como investimentos institucionais em capacitação profissional; a revolução da ciência, tecnologia e inovação nas transformações dos sistemas agropecuários em sistemas agroindustriais; pós-graduação e o agronegócio - deficiências, avanços e impactos; e agroindústria da soja e da pecuária de corte: demandas em recursos humanos. O evento é promovido pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp), com apoio da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página