Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Cursos novos têm oferta de bolsas ampliada
Início do conteúdo da página

Doutorandos têm chance de dupla titulação

Um programa inédito permitirá a estudantes brasileiros a obtenção do título de doutor no Brasil e na França. O Colégio Doutoral Franco-Brasileiro (CDFB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está com inscrições abertas até 31 de maio próximo. São oferecidas 30 bolsas para doutorandos matriculados em cursos recomendados pela Capes com conceitos 5, 6 e 7.

Os selecionados poderão permanecer de seis meses a um ano em uma instituição francesa. Eles receberão ajuda mensal de 1,1 mil euros (cerca de R$ 3 mil), auxílio-instalação, seguro-saúde e passagens aéreas de ida e volta. Os requisitos básicos exigidos são que o doutorando tenha ingressado no curso antes de 1º de março de 2005 e não tenha desenvolvido atividades na França desde janeiro do ano passado.

“Os selecionados devem ter cumprido os créditos do doutorado no Brasil e intensificarão os estudos na França, no primeiro ano da tese. Isso é de extrema importância para o aperfeiçoamento do estudante e para o intercâmbio científico”, disse o presidente da Capes, Jorge Guimarães.

A seleção dos estudantes será feita conforme critérios definidos por cada parte nacional e também respeitará a regulamentação adotada pela universidade hospedeira. A Capes e o Conselho de Universidades francesas (CPU) avaliarão as respectivas candidaturas. Aos reitores brasileiros do comitê de monitoramento conjunto franco-brasileiro do CDFB caberá a seleção dos aprovados. Nesse processo estará incluída a avaliação do candidato, do plano de atividades e da instituição na França.

Mais informações no edital.

Repórter: Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página