Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Amapá agora tem mestrado reconhecido: era o único estado que faltava
Início do conteúdo da página

Programa de professor visitante estrangeiro recebe inscrições

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) abriu inscrições para o Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE). Os cursos de doutorado de instituições brasileiras interessadas em convidar professores do exterior para o ano letivo de 2007 devem encaminhar as candidaturas até o dia 15 de julho próximo. As bolsas têm duração de três a 12 meses.

O candidato deve ter o título de doutor há pelo menos cinco anos, atuar efetivamente no exterior e não ter visto permanente no Brasil. Os selecionados terão passagem aérea internacional, auxílio-instalação com duração igual ou superior a quatro meses e mensalidade equivalente aos vencimentos da carreira do magistério superior adotados pelas universidades federais brasileiras.

"Incentivar a vinda de professores estrangeiros de reconhecida competência em suas áreas de atuação é uma forma de apoiar a pós-graduação brasileira", disse Jussara Prado, da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da Capes. "A formação e a experiência profissional dos professores visitantes devem representar uma contribuição inovadora."

Jussara adianta que podem ser concedidas até duas bolsas por instituição e que as atividades terão início em março de 2007. "É importante ressaltar que as candidaturas devem ser encaminhadas primeiramente à pró-reitoria de pós-graduação das universidades", acrescentou.

Mais informações na página eletrônica do PVE.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página