Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Cursos novos têm oferta de bolsas ampliada
Início do conteúdo da página

Capes fará novo convênio com Instituto Politécnico de Turim

A missão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), que esteve na Itália nesta semana, acertou um novo convênio com o Instituto Politécnico de Turim. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o novo acordo ampliará o intercâmbio científico com a importante instituição italiana, que é referência em estudos nas áreas de engenharias.

Segundo Guimarães, o convênio irá fomentar e estreitar os vínculos entre pesquisadores brasileiros e italianos. "Isso significa a troca de conhecimento não só de professores, pesquisadores, mas de estudantes de pós-graduação também", explica. Os beneficiados serão integrantes dos cursos das engenharias, principalmente, de mecatrônica, tecnologia da informação, engenharia industrial e engenharia aeronáutica.

Além disso, foi definido um seminário no Brasil entre pesquisadores do Instituto Politécnico e de pesquisadores brasileiros. O encontro irá identificar a linha dos projetos conjuntos que deverão ser apresentados pelos grupos de pesquisa de todo país.

Os reitores das universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, José Carlos Ferraz Hennemann e Ronaldo Tadêu Pena, além do professor da Universidade de São Paulo (USP/São Carlos) e representante da área de engenharia três da Capes, João Fernando Gomes de Oliveira, participaram da missão.

Edital - Em 2005, a Capes assinou um acordo de cooperação com o Politécnico de Turim para as áreas de engenharia e arquitetura. As inscrições para bolsa de pós-doutorado e doutorado-sanduíche estão abertas até 30 de julho. Para mais informações acesse aqui.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página