Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Perguntas Frequentes > Prouni > O que o aluno concorrente ao ProUni deve fazer depois de ter sido pré-selecionado em primeira, segunda ou terceira chamada?
Início do conteúdo da página

Brasil e França avaliam programa da área de engenharias

A Escola Central de Nantes, na França, sedia, de 31 de maio a 3 de junho, a segunda edição do Fórum de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec). No evento, serão debatidos os resultados da parceria universitária que promove o intercâmbio de estudantes de graduação em engenharia. O Brafitec é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) em parceria com a Conferência dos Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros.

“Vamos discutir o aprimoramento do que já é feito. É, também, um momento de troca de experiências entre os participantes e de propor melhorias”, disse a coordenadora adjunta da cooperação internacional da Capes, Fátima Bataglin. Desde a criação do programa, em 2002, até abril deste ano, 315 estudantes brasileiros participaram do intercâmbio com 19 projetos de pesquisa selecionados pela Capes.

Entre os temas que serão debatidos estão a aproximação das estruturas curriculares nas áreas abrangidas pelas parcerias e a viabilização do reconhecimento recíproco de créditos obtidos nos estabelecimentos de ensino. Além disso, estão na pauta o favorecimento de condições para os estudos integrados nas instituições participantes e o oferecimento de oportunidades de prática profissional internacional mediante estágios em empresas franco-brasileiras.

Podem participar do Brafitec os alunos de graduação das áreas de engenharia que tenham concluído 50% do total de créditos requeridos pelos cursos na ocasião do início do projeto. Só poderão se inscrever alunos que estejam no início ou na metade do curso. Atualmente, as inscrições para o programa estão fechadas.

Bolsa mensal – O curso tem duração de um ou dois semestres, com auxílio de bolsa mensal, bilhetes aéreos, seguro-saúde e auxílio-instalação. No Brasil, o projeto tem de ser coordenado por um professor titular em regime de dedicação integral. A universidade ou o centro de engenharia deverá ser o proponente do projeto e a apresentação pela reitoria da instituição é obrigatória. Mais informações no sítio da Capes.

Lívia Jappe

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página