Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Estrangeiros têm até o fim do mês para se inscrever no programa Professor Visitante
Início do conteúdo da página

Prêmios de teses da Capes serão entregues em novembro

Os vencedores do Prêmio Capes de Tese e do Grande Prêmio Capes de Tese receberão a premiação no mês de novembro. Os prêmios são concedidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Segundo a coordenadora de Estudos e Divulgação Científica da Capes, Isabel Canto, os trabalhos inscritos já estão em fase final de avaliação. “Os premiados serão informados por meio de comunicado da agência e a relação estará na página eletrônica da Capes”, informa.

O Prêmio Capes de Tese será concedido a cada uma das áreas do conhecimento que tem um representante nomeado pela Capes. As teses premiadas nesta modalidade foram automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Tese, que vai escolher três teses, uma de cada conjunto de grandes áreas. O primeiro conjunto engloba ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; o segundo, engenharias e ciências exatas e da terra; e o terceiro, as áreas de ciências humanas, lingüística, letras, artes e ciências sociais aplicadas e na área de ensino de ciências.

As pró-reitorias tiveram papel fundamental na escolha interna dos participantes, ao fazer a primeira indicação dos trabalhos concorrentes. A proposta de criação dos prêmios Capes foi encaminhada pelo integrante do Conselho Técnico Científico (CTC) e representante da área de ciências agrárias 1, José Oswaldo Siqueira. Para ele, as idéias básicas de sua proposta são buscar a ampliação do ambiente acadêmico nos programas de pós-graduação, proporcionando um mecanismo oficial de reconhecimento, e contribuir para aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Prêmios – Os dois prêmios concederão diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional (Prêmio Capes de Tese) e internacional (Grande Prêmio Capes de Tese) de um ano, para o autor da tese, além de auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional (Prêmio Capes de Tese) e em congresso internacional (Grande Prêmio Capes de Tese), para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. Ambos incluem distinção a ser outorgada ao programa em que foi defendida a tese. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página