Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde
Início do conteúdo da página

Prêmios de teses da Capes serão entregues em novembro

Os vencedores do Prêmio Capes de Tese e do Grande Prêmio Capes de Tese receberão a premiação no mês de novembro. Os prêmios são concedidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Segundo a coordenadora de Estudos e Divulgação Científica da Capes, Isabel Canto, os trabalhos inscritos já estão em fase final de avaliação. “Os premiados serão informados por meio de comunicado da agência e a relação estará na página eletrônica da Capes”, informa.

O Prêmio Capes de Tese será concedido a cada uma das áreas do conhecimento que tem um representante nomeado pela Capes. As teses premiadas nesta modalidade foram automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Tese, que vai escolher três teses, uma de cada conjunto de grandes áreas. O primeiro conjunto engloba ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias; o segundo, engenharias e ciências exatas e da terra; e o terceiro, as áreas de ciências humanas, lingüística, letras, artes e ciências sociais aplicadas e na área de ensino de ciências.

As pró-reitorias tiveram papel fundamental na escolha interna dos participantes, ao fazer a primeira indicação dos trabalhos concorrentes. A proposta de criação dos prêmios Capes foi encaminhada pelo integrante do Conselho Técnico Científico (CTC) e representante da área de ciências agrárias 1, José Oswaldo Siqueira. Para ele, as idéias básicas de sua proposta são buscar a ampliação do ambiente acadêmico nos programas de pós-graduação, proporcionando um mecanismo oficial de reconhecimento, e contribuir para aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.

Prêmios – Os dois prêmios concederão diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional (Prêmio Capes de Tese) e internacional (Grande Prêmio Capes de Tese) de um ano, para o autor da tese, além de auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional (Prêmio Capes de Tese) e em congresso internacional (Grande Prêmio Capes de Tese), para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. Ambos incluem distinção a ser outorgada ao programa em que foi defendida a tese. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página