Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Capes recebe inscrições para bolsas de doutorado no exterior
Início do conteúdo da página

Capes recebe inscrições para bolsas de doutorado no exterior

Estão abertas, até 16 de outubro, as inscrições de candidatos a bolsas de doutorado pleno no exterior, oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). As inscrições só poderão ser feitas no sítio da Capes.

As bolsas são destinadas a candidatos brasileiros, de comprovado desempenho acadêmico, com projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência. Os aprovados terão direito à bolsa da Capes no valor de US$ 1.400 (R$ 3.000,00), auxílio-instalação, passagem aérea, seguro-saúde, adicional de dependente e pagamento de taxas acadêmicas.

“O processo de inscrição ficou mais fácil este ano”, diz a coordenadora-geral de Programas com o Exterior, Maria Luiza Lombas. Ela explica que o formulário está com novo formato e dispõe de um tutorial para instruir o candidato na hora do preenchimento.

Segundo a coordenadora, essa medida é um importante auxílio para o candidato apresentar as informações requeridas a partir da primeira etapa da seleção, que é a análise documental. “É a ocasião em que são conferidos o preenchimento integral e correto do formulário e a documentação apresentada”, destaca.

O processo seletivo inclui mais três etapas. A análise de mérito, que verifica dados como qualificação, desempenho acadêmico, experiência profissional e a qualidade do plano de estudos proposto; a entrevista, que analisa o preparo acadêmico, compromisso com os objetivos do Programa de Doutorado Pleno no Exterior e a capacidade de adaptação; e a divulgação do resultado final.

Maria Luíza adianta que, por ocasião da entrevista, o candidato deverá indicar o nome de um tutor no Brasil: “Deverá ser um doutor, docente ou pesquisador, que possa contribuir com o acompanhamento acadêmico de seus estudos de doutorado no exterior, prestando informações à Capes, quando solicitadas, inclusive quanto à análise dos seus relatórios anuais”.

Alemanha e Estados Unidos – A Capes mantém outros dois programas específicos para o atendimento de candidatos que queiram fazer doutorado no exterior. Se o interesse for pela Alemanha, a candidatura deve ser encaminhada ao programa que a Capes mantém com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Se o candidato optar pelos Estados Unidos, a inscrição deve ser feita no programa em parceria com a Comissão Fulbright. As inscrições para os dois programas, neste ano, estão encerradas. Veja o edital.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página