Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Projetos de pós-graduação fortalecem parceria Brasil-Alemanha
Início do conteúdo da página

Projetos de pós-graduação fortalecem parceria Brasil-Alemanha

Um grupo de 33 projetos de cooperação internacional na área de pós-graduação do Brasil e da Alemanha vai fortalecer a integração acadêmica entre os dois países. A seleção foi realizada na semana passada, quando representantes brasileiros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) estiveram naquele país, reunidos com parceiros alemães.

Dois programas foram contemplados. O Programa Brasil-Alemanha (Probral), com 33 projetos, que apóia a formação de recursos humanos em nível de doutorado e pós-doutorado, além do aperfeiçoamento de professores e pesquisadores; e o Programa Parcerias Universitárias Brasil-Alemanha (Unibral), que promove intercâmbio e cooperação de ensino e pesquisa em nível de graduação, com quatro projetos. Ambos são desenvolvidos em parceria pela Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad).

Segundo o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Leonardo Rosa, os dois países têm uma parceria histórica importante. “A cooperação é forte e tende a crescer ainda mais”, destaca.

Pesquisa e tecnologia – A delegação também participou de reuniões com o Conselho de Pesquisa da Alemanha (DFG). De acordo com Leonardo Rosa, o DFG já sinalizou no sentido de viabilizar a participação de grupos de pesquisadores brasileiros no International Research and Trainning Groups (IRTG), grupo internacional de pesquisa e tecnologia que reúne projetos entre os principais países do mundo.

Os projetos conjuntos de pesquisa dão oportunidade para difundir a pós-graduação brasileira e estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e professores. As parcerias universitárias, por sua vez, permitem adaptar estruturas e conteúdos curriculares entre os países.

Atualmente, o Brasil tem 444 projetos conjuntos de pesquisa em andamento com diversos países. Já as parcerias universitárias somam 117.

Ana Guimarães Rosa

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página