Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Bolsas de doutorado no exterior: ainda é possível concorrer
Início do conteúdo da página

Começa avaliação de projetos para o Observatório da Educação

A partir desta segunda-feira, 30, começam a ser avaliados os projetos de estudos e pesquisas em educação que concorrem ao financiamento do Observatório da Educação. Um total de 84 inscritos vai concorrer nas duas modalidades de financiamento.

Os projetos disputam em duas modalidades. Na primeira, que vai liberar financiamentos no valor de R$ 50 mil, concorrem núcleos compostos por, pelo menos, dois professores orientadores e por, no mínimo, um estudante de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de um mesmo programa de pós-graduação stricto sensu.

Na segunda modalidade, que dispõe de recursos de R$ 120 mil, concorrem núcleos em rede compostos por, pelo menos, três professores orientadores e por, no mínimo, três estudantes de doutorado, mestrado ou pós-doutorado de, pelo menos, dois programas de pós-graduação stricto sensu diferentes.

Comitê – A avaliação será feita por um comitê de 13 consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A parceria da Capes e do Inep tem o intuito de incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação no âmbito da pós-graduação stricto sensu. A intenção é disponibilizar os dados captados pelo Inep, como o censo escolar e o Sistema de Avaliação de Educação Básica, para pesquisadores que possam utilizá-los de maneira mais abrangente. O objetivo é incentivar a formação de mestres e doutores em áreas voltadas para a pesquisa em educação.

Ana Guimarães Rosa

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página