Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde
Início do conteúdo da página

Ministérios estimulam estudos sobre defesa nacional

Os resultados de pesquisas sobre temas como a defesa contra a guerra biológica e o impacto da violência na saúde mental das tropas brasileiras serão discutidos por especialistas, em Brasília, nesta quinta, 30, e sexta-feira, 1º de dezembro. Os temas foram abordados a partir de projetos de pesquisa financiados com recursos do Programa Pró-Defesa, criado em 2005.

O programa é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de estimular a produção científica e a formação de recursos humanos qualificados na área de defesa nacional. Mais de R$ 4 milhões foram investidos em 12 projetos de pesquisa voltados para a área.

Os representantes da Capes e do MD reúnem-se com os coordenadores dos projetos participantes para avaliar os resultados obtidos no primeiro ano de execução do programa. A intenção é promover a troca de informações e experiências na gestão dos projetos. Além de contribuir para o aumento de redes entre instituições de pesquisa e universidades na área de defesa nacional.

Entre os temas abordados pelos projetos que receberam recursos do Pró-Defesa, destacam-se o estudo de tecnologias de comunicação em sistemas estratégicos de defesa e o desenvolvimento de sensores de infravermelho com o uso de nanotecnologia, entre outros.

O Seminário Anual de Avaliação do Pró-Defesa será realizado em Brasília, no auditório do Ministério da Defesa, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a partir das 8h30.

Ana Guimarães Rosa

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página