Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Inscrições abertas para doutorado na Alemanha
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para doutorado na Alemanha

Estão abertas, até o dia 23 de fevereiro, as inscrições para bolsas de doutorado em instituições de ensino superior na Alemanha. As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad).

O objetivo do programa é formar professores e pesquisadores de alto nível, além de estreitar a cooperação científica entre os dois países. Os estudantes podem escolher entre o doutorado integral, onde a pesquisa e a defesa de tese são feitas na Alemanha; e o doutorado-sanduíche, onde o candidato que já está fazendo doutorado no Brasil poderá realizar parte da pesquisa na Alemanha.

Prioridade − A prioridade para as bolsas de estudos é para professores universitários e pesquisadores de institutos de pesquisa, em qualquer área da ciência. Os candidatos com mestrado e rendimento acadêmico acima da média deverão apresentar plano de pesquisa e carta de aceitação de um professor de uma instituição de ensino superior alemã. Os estudantes serão beneficiados com um curso intensivo de língua alemã até seis meses, bolsa mensal de 715 euros a 975 euros (R$ 2 mil a R$ 2.800,00), passagem aérea e outras ajudas de custo.

As inscrições devem ser feitas diretamente no Daad. Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica da Daad. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página