Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Secretarias > SEESP - Educação Especial > Saberes e Práticas da Inclusão - Ensino Fundamental
Início do conteúdo da página

Concurso premia melhores teses da pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) recebe inscrições, até o dia 13 de abril, para o Prêmio Capes de Teses e o Grande Prêmio Capes de Teses. A edição 2007, que corresponde às teses defendidas em 2006, homenageia Celso Furtado, Johanna Döbereiner e Lobo Carneiro.

O Prêmio Capes é concedido em cada uma das áreas do conhecimento que tem um representante de área nomeado pela agência. As teses premiadas nesta modalidade são automaticamente inscritas para o Grande Prêmio Capes de Teses, que escolhe três ganhadores, um de cada conjunto de grandes áreas.

Grande Prêmio Capes de Teses Lobo Carneiro — Abrange o conjunto das grandes áreas de engenharias e ciências exatas e da terra. O engenheiro civil Fernando Luiz Lobo Barboza Carneiro (1913-2001) exerceu papel fundamental na elaboração e aprovação da Lei do Petróleo, que garantiu a criação da Petrobras, em 1954.

Grande Prêmio Capes de Teses Celso Furtado — Engloba o conjunto das grandes áreas de ciências humanas, lingüística, letras e artes e ciências sociais aplicadas e na área de ensino de ciências. O homenageado é o economista paraibano Celso Furtado (1920-2004), um dos mais destacados intelectuais do país no século 20.

Grande Prêmio Capes de Teses Johanna Döbereiner — Inclui o conjunto das grandes áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias. Nascida na antiga Tchecoslováquia e naturalizada brasileira, a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner (1924-2000) desenvolveu estudos sobre a fixação biológica do nitrogênio no solo.

Premiação — O Prêmio Capes de Teses consiste em certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de um ano, para o autor da tese; auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. O Grande Prêmio dará certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado internacional de um ano, para o autor da tese, auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional, para o orientador, ou igual soma de recursos aplicável no custeio de projeto aprovado pela Capes. Informações  na página eletrônica do Prêmio.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página