Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Mestrado em engenharia civil. Confira na agenda
Início do conteúdo da página

Altos Estudos na UFMG: debates sobre retórica

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) prossegue até sexta-feira, 23, com o curso ministrado pela professora de literatura francesa e teoria da literatura da Universidade de Tel Aviv, em Israel, Ruth Amossy, sobre o Ethos e a análise argumentativa. As aulas integram um dos 18 projetos selecionados para o programa Escola de Altos Estudos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes/MEC).

De acordo com a professora da Faculdade de Letras da UFMG, Ida Lúcia Machado, que coordena o projeto, a presença de Ruth Amossy vem consolidar uma linha de pesquisas sobre a análise do discurso na pós-graduação. Ela explica que Amossy é a maior 'herdeira' da 'escola' de Chaïm Perelman, que colocou novamente em voga, no século XX, a tradição clássica dos estudos retóricos no mundo ocidental.

Entusiasmada, Ida Machado diz que o programa Escola de Altos Estudos, mais que um programa, é um lugar onde foi ouvida (e compreendida) enquanto pesquisadora. “Os benefícios que esse programa poderá trazer são imensos”, acredita.

Cooperação acadêmica ― O programa Escola de Altos Estudos foi criado em maio de 2006, para estimular a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Seu objetivo é possibilitar que professores e pesquisadores estrangeiros, com elevado conceito internacional, possam realizar cursos monográficos no Brasil, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação das instituições brasileiras.

As instituições que quiserem participar da Escola de Altos Estudos devem apresentar projetos que indiquem o professor estrangeiro a ser convidado, seu currículo, justificativa do convite, programa e período do curso a ser ministrado (com duração não superior a 120 dias), além de estimativa inicial de orçamento, entre outros pontos. As inscrições ficam abertas o ano inteiro. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página