Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Bolsas para doutores na área de saúde
Início do conteúdo da página

UnB promove curso da Escola de Altos Estudos

A pesquisa mundial de cultura política World Values Survey (WVS), sobre as mudanças socioculturais e políticas do mundo, será tema de curso na Universidade de Brasília (UnB), a partir de segunda-feira, 23. As aulas serão dadas pelo coordenador internacional do WVS e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de Michigan (EUA), Ronald Inglehart. A atividade integra a Escola de Altos Estudos, programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

O WVS pesquisa os valores básicos e convicções de pessoas de mais de 80 países, em todos os continentes, abrangendo quase 80% da população mundial. Os dados já obtidos resultam em mais de 300 publicações, em 16 idiomas. No Brasil, a pesquisa é desenvolvida pela UnB.

Para o organizador do curso, o cientista político e professor do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (Ceppac/UnB), Henrique Carlos de Oliveira de Castro, a presença de Inglehart irá proporcionar a atualização dos cursos de pós-graduação brasileiros em um conjunto de conhecimentos pouco utilizados no Brasil. “Inglehart é um dos mais destacados cientistas políticos do planeta, com experiência na condução de estudos comparados em nível mundial, especialmente na área da cultura política”, salienta.

Pesquisa — O curso intitulado Pesquisa mundial de valores: do desenho de pesquisa à análise de dados será no auditório da Reitoria da UnB, até 27 de abril, no período das 14h às 18h. Gratuito, é aberto à participação de estudantes de cursos de mestrado e doutorado de todo o Brasil, reconhecidos pela Capes. O curso também será transmitido on-line, via web, pela TV UnB. O link de acesso estará disponível na página eletrônica da UnB.

A Escola de Altos Estudos foi criada em maio de 2006 com o objetivo de possibilitar que professores e pesquisadores estrangeiros dêem cursos no Brasil, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação das instituições brasileiras. As instituições interessadas devem apresentar projetos indicando o professor que pretendem convidar e seu currículo, o programa e o período do curso (com duração não superior a 120 dias), além de estimativa de orçamento. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página