Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Futuro da pós-graduação será discutido em seminário
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para intercâmbio

Professores e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras, interessados em participar de intercâmbio acadêmico com a Argentina, podem fazer suas inscrições até 31 de julho. O programa é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (SECyT), do Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina.

Criado em 1998, para fortalecer o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e argentinos em todas as áreas do conhecimento, o Programa Capes-SECyT já financiou 132 projetos, dos quais 36 estão em execução atualmente. O Capes-SECyT concede bolsas de estudos, em nível de doutorado-sanduíche e pós-doutorado, além de apoio financeiro para diárias, material de consumo e aquisição de passagens aéreas para professores e alunos.

As propostas encaminhadas deverão estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7. Cada equipe deverá ser composta de, no mínimo, dois doutores, coordenada por professor com título de doutor há pelo menos cinco anos. A duração prevista de cada projeto é de dois anos, improrrogáveis.

Engenharia — De acordo com o assessor técnico de Cooperação Internacional da Capes, Sérgio Avellar, em suas próximas edições o programa pretende focar as áreas das engenharias, embora sem deixar de atender às demais. “A idéia é ampliar a demanda de projetos de pesquisa nas áreas das engenharias, consideradas prioritárias pela Capes”, afirmou. A agência está integrada ao Programa Inova Engenharia, que reúne 17 instituições e órgãos federais, ao Programa de Modernização das Engenharias e à Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce) do governo federal.

Para saber mais sobre o programa Capes-SECyT acesse a página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página