Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Residências em saúde > Estudantes > Pós-graduação > Comitês de área da Capes concluem análise de projetos de novos cursos
Início do conteúdo da página

Altos Estudos: curso no interior paulista

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) deu início na quarta-feira, dia 1º, ao curso sobre doenças mitocondriais, com o apoio da Escola de Altos Estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). As aulas contam com a participação do professor Michio Hirano, da Universidade de Colúmbia, Estados Unidos.

Hirano integra um grupo de pesquisadores com tradição no estudo das doenças metabólicas, em especial das encefalomiopatias mitocondriais, e  desenvolve pesquisas que elucidam importantes aspectos da fisiopatologia dessas doenças. “Os estudos de Michio Hirano resultaram em mais de cem artigos originais publicados em revistas científicas e em mais de 50 revisões do assunto, publicadas na forma de artigos de revisão, editoriais ou capítulos de livros”, disse João Pereira Leite, professor de neurologia da FMRP e responsável pelo curso.

Segundo Pereira Leite, entre as contribuições mais recentes de Hirano estão a identificação do lócus genético, do defeito molecular e da alteração bioquímica associados à encefalomiopatia neurogastrointestinal mitocondrial (MNGIE) e a elucidação das causas bioquímicas e moleculares da deficiência primária da coenzima Q10.

A Escola de Altos Estudos da Capes foi criada em 2006 para estimular a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Tem ainda o propósito de possibilitar a professores e pesquisadores estrangeiros com elevado conceito internacional a fazer cursos no Brasil para fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação das instituições brasileiras.

As aulas da FMRP prosseguem até terça-feira, dia 7, com transmissão pela internet. As inscrições para a Escola de Altos Estudos ficam abertas ao longo do ano. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página