Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Doutorandos têm chance de dupla titulação
Início do conteúdo da página

Cooperação em educação será tema de debate entre Brasil, Índia e África do Sul

07/03/2005 11h15

A criação de um programa de cooperação em educação visando o intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de doutorado e pós-doutorado será um dos principais temas debatidos durante a 2º Reunião da Comissão Mista Trilateral do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas). O encontro começa hoje e vai até o dia 11, na Cidade do Cabo.

Os assessores técnicos da área internacional do gabinete do ministro da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) discutirão a proposta brasileira do Programa Executivo em Educação Superior, durante as reuniões prévias, que se iniciam na segunda-feira, 7. O projeto elaborado pelo governo brasileiro tem como objetivo criar condições para a cooperação e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes em bases institucionais duradouras. Além disso, está prevista a implantação de projetos conjuntos de pesquisa em áreas de interesse mútuo entre os três países. 

O Ibas está entre as principais ações da política externa brasileira. De acordo com Leonardo Barchini Rosa, assessor técnico da Capes e integrante da delegação brasileira, a 2ª Reunião do Ibas também irá discutir temas setoriais nas áreas de ciência e tecnologia, sociedade da informação, saúde, transporte, defesa, comércio, turismo e combate à fome e à pobreza. A primeira reunião do Ibas ocorreu em Nova Delhi, na Índia, em novembro de 2004. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chefe da delegação brasileira, participa do evento nos dias 10 e 11 de março. (Assessoria de Imprensa da Capes/MEC)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página