Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Capes aprova 38 novos cursos de mestrado e doutorado

O Conselho Técnico Científico da Coordenação 5de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC) aprovou na última quarta-feira, 16, a abertura de 38 novos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional em todo o país. O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, disse que o critério número um para a recomendação dos cursos é a qualidade.

Segundo Janine os cursos são avaliados a partir da produção científica do corpo de professores, pesquisa científica, publicações de artigos e livros reconhecidos pela comunidade científica. "É preciso verificar se, de fato, eles estão trazendo um aporte para a ciência no país e no mundo", explica. Também são analisadas a estabilidade do curso, a existência de boas bibliotecas e a segurança de que os alunos não tenham seus cursos interrompidos.

Atualmente, o Brasil possui 2.972 cursos de pós-graduação. Deste total, 1.935 são de mestrado e 1.037 de doutorado. A Região Sudeste concentra a maioria dos cursos de todo o país com 55% de mestrado e 66% de doutorado.

Conquista - O diretor de avaliação da Capes disse que a grande conquista deste ano é o avanço geográfico do doutorado brasileiro com a criação do programa em Biologia Experimental, da Universidade Federal de Rondônia.

"Este é o doutoramento mais a oeste do Brasil e que trata de uma doença cruel chamada malária", afirma. A abertura dos novos cursos também possibilitou a criação do primeiro doutoramento voltado para os estudos étnicos africanos na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Janine informou ainda que o MEC criou o Plano Nacional de Pós-graduação com o objetivo de aumentar o número de doutores e mestres por ano. Em 2003, foram formados 8.094 novos doutores. Para este ano, a expectativa é de que o número aumente para 10 mil novos doutores. Em abril será aberto para as instituições o aplicativo de propostas para novos cursos de mestrado e doutorado.

Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página