Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Brasil e Alemanha discutem ensino superior
Início do conteúdo da página

Portal de Periódicos já pode ser acessado por hospital gaúcho

Foto: Wanderley PessoaO ministro da Educação, Tarso Genro, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participaram hoje, 24, em Porto Alegre, da cerimônia de inauguração das novas instalações do departamento de ensino e pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição. Na solenidade, o Ministério da Educação, por meio da Capes, lançou o acesso do grupo ao Portal de Periódicos, o maior banco de dados técnico-científicos da América Latina, mantido pela Capes. "O portal é um acúmulo de saber. O uso por parte do Grupo Conceição deste serviço demonstra a extrema importância do trabalho minucioso de integração entre os ministérios da Educação e da Saúde", disse Tarso Genro.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, fez uma apresentação do Portal de Periódicos para diretores, médicos, pesquisadores e doutorandos do hospital. "Este é um instrumento de grande inclusão. Ter acesso ao que está sendo produzido no mundo sobre ciência e tecnologia é fundamental para uma instituição de saúde que quer se tornar de excelência em ensino e pesquisa. Isto irá ajudar muito o hospital a atingir seus objetivos", afirmou Guimarães.

O Portal de Periódicos foi criado em 2000 com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e permitir o acesso de professores, pesquisadores, alunos e funcionários de instituições de ensino superior e de pesquisa a informações científicas e tecnológicas de excelência. O portal é utilizado por 152 instituições que mantêm cursos de pós-graduação. Atualmente, ocorrem 80 mil acessos diários.

O serviço possui 8.500 títulos de fontes nacionais e internacionais de nível acadêmico. São textos completos com resultados de pesquisas e estudos científicos de extrema importância para desenvolvimento e apoio à pesquisa brasileira. O usuário encontra 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, incluindo acessos a páginas eletrônicas selecionadas.

O portal estará acessível a pesquisadores, professores, doutorandos e profissionais do grupo hospitalar gaúcho. Com isso, segundo Guimarães, a instituição ganhará em qualidade e produtividade na sua área de atuação. O acesso será realizado a partir de qualquer terminal ligado à internet localizado na instituição ou por ela autorizado. O Portal de Periódicos pode ser acessado no endereço eletrônico da Capes. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página