Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Capes amplia banco de dados para a área de química

O Portal de Periódicos, maior banco de informações científicas da América Latina, criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes/MEC), tem uma nova base de dados - o Chemical Abstracts Service. O serviço já está disponível para 94 das 144 instituições de ensino superior com programas de pós-graduação recomendados pelo MEC.

O programa dá acesso, principalmente, a informações da área de química e ainda abrange as áreas de engenharia e química aplicada, bioquímica, farmacologia, toxicologia, física, biologia, ciências médicas, polímeros, ciências dos materiais, ciências geológicas e ambientes, alimentos e agricultura. Para o representante da área de química da Capes e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jairton Dupont, a aquisição é um avanço. "É uma ferramenta excelente para a pesquisa brasileira, porque o estudante pode fazer uma busca pela estrutura da molécula", afirmou. A busca pela estrutura da molécula é um instrumento tecnológico que permite ao cientista desenhar a molécula e pesquisar se em algum laboratório do mundo ela foi visualizada da mesma forma. "Esse é um instrumento básico para pesquisas na área de saúde, como por exemplo, em estudos desenvolvidos para o combate de doenças infecciosas", disse.

Segundo Dupont, a base de dados possui informações primárias, o que é muito importante para estudantes de graduação, além de servir de uso para cientistas e pesquisadores de pós-graduação. O Chemical Abstracts possui estudos científicos registrados desde 1907 até a atualidade. Ao todo são seis bases de dados: Caplus, CAS Registry, CAS React, Chem Cats, Chem Lists e Medline.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, comemorou mais essa aquisição. "Toda a pesquisa brasileira ganha qualidade e produtividade com mais este instrumento disponibilizado no Portal de Periódicos", avaliou. O serviço foi criado em 2000 e possui 8,5 mil títulos de fontes nacionais e internacionais de nível técnico-científico. Atualmente, ocorrem 80 mil acessos diários.

A coordenação do Portal de Periódicos da Capes realiza treinamentos sobre a nova base de dados em todas as regiões do país. Conheça o Portal no endereço eletrôinco da capes.

Assessoria de Comunicação/Capes

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página