Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Angola recebe primeiro mestrado brasileiro no exterior
Início do conteúdo da página

Capes abre inscrições para Programa Professor Visitante Estrangeiro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) abriu inscrições para o Programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE) para o ano letivo de 2006. O prazo para as instituições de ensino superior brasileiras encaminharem candidaturas ao PVE termina no dia 30 de agosto de 2005.

O objetivo do programa é apoiar a pós-graduação brasileira mediante o incentivo à vinda de professores estrangeiros com formação acadêmica diferenciada e reconhecida competência em suas áreas de atuação. Serão concedidas até duas bolsas para professor visitante/ano, por instituição. A duração da bolsa varia de quatro a doze meses, podendo ser prorrogada por até 12 meses, no máximo.

Requisitos - O candidato deve ter doutorado há cinco anos, no mínimo, competência profissional reconhecida, produção científica consistente e de alto nível, compatível com os parâmetros da área de conhecimento à qual pertence o programa de pós-graduação nacional, e noções básicas da língua portuguesa. Além disso, deve estar apto a dedicar-se, em regime integral, às rotinas acadêmicas, incluindo atividades docentes, orientação ou co-orientação de dissertações ou teses e participação em projetos de pesquisa.

Não serão aceitos candidatos cuja formação acadêmica tenha sido obtida em instituição de ensino superior brasileira ou candidatos com visto permanente brasileiro.

Os professores selecionados terão direito à passagem aérea internacional de ida e volta; auxílio-instalação, e bolsa, cujo valor será determinado de acordo com o enquadramento sugerido pela consultoria científica da Capes, tendo como base a tabela de vencimentos da carreira do magistério superior adotada pelas universidades federais brasileiras. Informações na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página