Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Candidatos a bolsas no exterior começam a ser entrevistados
Início do conteúdo da página

Capes divulga mapa da pós-graduação no país

Levantamento realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) apresenta o cenário da pós-graduação no país, com foco nos estudantes. Neste ano, 122.295 alunos de pós-graduação estão matriculados em 1.925 programas reconhecidos pelo Ministério da Educação. Deste total, 44.112 são bolsistas.

Os dados demonstram que São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná são os cinco primeiros estados com maior número de estudantes de doutorado e mestrado. Os bolsistas estão concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Nos últimos anos, todas as áreas do conhecimento apresentaram crescimento expressivo em relação à quantidade de estudantes. Atualmente, as grandes áreas do conhecimento com maior número de alunos são ciências humanas e engenharias, ciências da computação e ciências da saúde. No que se refere às bolsas de doutorado, destacam-se as ciências biológicas, exatas e da terra. Nessas grandes áreas, de cada três alunos matriculados, dois têm bolsas de estudo.

Financiamento - A Capes financia 23.801 bolsistas - 54% do total de bolsas de mestrado e doutorado no país. Além disso, 1.653 novas bolsas começaram a ser distribuídas na semana passada. Serão beneficiados os cursos novos nas áreas de microeletrônica, software, fármacos e bens de capital, prioritárias da política industrial, tecnológica e de comércio exterior. A Capes ainda custeia 199 bolsas de mestrado profissional, em um total de 25.653 bolsas em todo o país.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia, é responsável por 13.166 bolsas, o equivalente a 30%. Em seguida, vêm as fundações estaduais de amparo ao ensino e pesquisa, com o financiamento, em todo o país, de 4.249 bolsas, o que representa 10%. O restante é custeado por organismos internacionais e instituições privadas. (Assessoria de Imprensa da Capes)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página