Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Seleção para bolsas de doutorado no exterior chega à última etapa
Início do conteúdo da página

Seleção para bolsas de doutorado no exterior chega à última etapa

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) realiza esta semana a última etapa da seleção de candidaturas a bolsas de doutorado no exterior. É a fase das entrevistas, com a participação de 202 candidatos. O processo seletivo teve início no segundo semestre de 2004, com 642 inscrições efetivadas. Os candidatos que serão entrevistados foram aprovados nas etapas anteriores, de análises documental e de mérito.

Os candidatos serão divididos em nove grupos, com três consultores cada um. Nos dias 26 e 27 serão entrevistados os integrantes de quatro grupos. Nos dias 28 e 29, os participantes dos cinco restantes. No total, 27 consultores estão encarregados de fazer as entrevistas.

Além do programa de bolsas de doutorado no exterior, a Capes mantém um projeto específico para atender aos interessados em fazer doutoramento nos Estados Unidos. É o Programa Capes-Fulbright, realizado em conjunto com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil. O programa teve 279 inscritos para o período 2005 e concedeu 70 bolsas.

No ano passado, 822 candidatos inscreveram-se para concorrer a bolsas no exterior - 175 para os Estados Unidos, dos quais foram selecionados 35. Para os demais países, o número de inscritos foi de 647, com 139 contemplados.

Cotas - Segundo a coordenadora-geral de programas no exterior, Maria Luíza Lombas, as cotas das bolsas de doutorado no exterior para 2005 serão estabelecidas de acordo com a disponibilidade orçamentária da Capes e os resultados obtidos pelos candidatos no decorrer do processo seletivo. "Os candidatos aprovados na etapa da entrevista serão comunicados pela Capes e deverão complementar a documentação até o dia 31 de maio para que as bolsas possam ser entregues no segundo semestre deste ano" destacou.

Repórter: Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página