Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Seleção para bolsas na Alemanha em fase final
Início do conteúdo da página

Seleção para bolsas na Alemanha em fase final

Os integrantes da Comissão Mista Brasil e Alemanha estão reunidos nesta quarta, 25, em Brasília, para a seleção final de candidatos a bolsas, naquele país, de doutorado, doutorado-sanduíche, pós-doutorado e especialização na área de saúde. As bolsas são oferecidas pelo Programa Capes/DAAD/CNPq, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um total de 103 candidatos participa da etapa final da seleção.

O diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, disse que a fundação pretende ampliar sua participação em programas de cooperação com a Alemanha. O ministro da Embaixada da Alemanha, Bernhard Graf von Valdersee, expressou sua alegria ao constatar o número crescente de interessados em realizar pesquisas na Alemanha. Ele salientou que a embaixada atribui papel importante à cooperação e destacou que bolsistas e ex-bolsistas construíram verdadeira rede de contatos entre os dois países.

Participam também do encontro o coordenador-geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Benício Schmidt; a diretora do Escritório Regional do DAAD no Brasil, Gabriele Althoff; o conselheiro de Assuntos Científicos e Tecnológicos do DAAD, Achim Zinckler; e demais representantes do DAAD, CNPq, e CGCI, além de professores da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Resultados – Segundo a assessora da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional, Miriam Castanheira, os resultados da seleção serão divulgados no início de junho. O processo de escolha começou logo após o encerramento das inscrições, em 11 de março, quando foram efetivadas 196 candidaturas. “Os candidatos passaram, também, pela fase da entrevista no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Belém, Recife e São Paulo para facilitar o deslocamento dos concorrentes”, explicou Miriam.

Repórter:Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página