Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Jornada da produção científica reúne grande público

A 1ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica, um dos mais importantes eventos nacionais na área, reuniu 600 pessoas na abertura, realizada segunda-feira, dia 27, em Brasília. Estiveram presentes professores, alunos e representantes dos mais diversos setores da educação.

O titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Eliezer Pacheco, considera a jornada um momento ímpar na história das redes federal e estadual da educação profissional tecnológica. "Alunos e professores têm a chance de mostrar a excelência da produção científica nas escolas técnicas, tanto na teoria quanto na prática", afirmou.

A conferência de abertura, sobre a história e os desafios da educação tecnológica no Brasil, foi proferida pelo professor Luis Antônio Cunha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele salientou que a rede federal tecnológica é uma das grandes realizações da educação brasileira. "O sucesso da rede serve de modelo para outros campos da educação", disse.

Durante o evento, professores, pesquisadores e estudantes discutem resultados de pesquisas e estudos em 32 salas e apresentam 272 comunicações orais e 201 pôsteres. Há, ainda, na mostra de projetos de professores, 40 trabalhos resultantes dos esforços de estudantes de centros federais de educação tecnológica (Cefets) e de escolas agrotécnicas.

Publicações - Na abertura da jornada, foram lançadas as publicações Educação Profissional, de Samuel Brasileiro, do Cefet do Ceará; Inovações Tecnológicas e Educação do Trabalhador, de Urânia Flores, da Universidade de Brasília; Universidade Tecnológica, de Domingos Filho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Plantas da Ilha de Duraka, de Madalena Aguiar, da Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira, Amazonas; Do Sonho à Realidade: 50 Anos da Escola de Enfermagem, de Edilene Rodrigues da Silva, do Cefet do Rio Grande do Norte; Educação e Trabalho na Sociedade Capitalista, de Ivone Elias Moreyra, diretora da Setec, e os números seis a dez dos Cadernos Temáticos da Educação Profissional.

A jornada prossegue até quarta-feira, dia 29, na Academia de Tênis. Mais informações e a programação completa na página eletrônica da Setec.

Repórteres: Sophia Gebrim e Marco Aurélio Fraga

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página