Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Selecionados bolsistas para doutorado na Alemanha

Oitenta e oito candidatos foram selecionados e vão receber bolsas de estudos para doutorado integral ou doutorado-sanduíche (estágio de doutorando) na Alemanha. Eles vão participar de programa realizado em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A formação de docentes e pesquisadores de alto nível para o meio acadêmico e de pesquisa no Brasil é o principal objetivo desse programa, que visa, ainda, a aproximação da cooperação científica entre os dois países. As inscrições foram encerradas em 24 de fevereiro, com a participação de 158 candidatos.

A seleção final foi realizada durante reunião da comissão mista integrada por representantes da Capes, Daad e CNPq e consultores científicos, na sede do CNPq, em Brasília, no último dia 6. O trabalho de seleção incluiu também uma série de entrevistas com candidatos, realizadas em diversas cidades brasileiras. A distribuição das bolsas aos candidatos aprovados será realizada de acordo com os critérios estabelecidos por cada uma das três agências, levando em conta itens como duração da estada, áreas preferenciais e idade-limite.

Todos os bolsistas selecionados terão direito a participar de um curso de alemão, na Alemanha, antes do início da pesquisa. A duração do curso será estabelecida de acordo com os conhecimentos desse idioma, a área de pesquisa naquele país e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página