Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Capes abre inscrições para intercâmbio na França
Início do conteúdo da página

Capes abre inscrições para intercâmbio na França

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o programa de parceria universitária que mantém com a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenheiros. É o Brasil-França Ingénieur Technologie, conhecido como Programa Capes/Brafitec, dirigido ao intercâmbio de estudantes de graduação na área das engenharias.

O prazo para encaminhamento de propostas de projetos vai até o próximo dia 10 de fevereiro. Cada proposta poderá envolver, no máximo, duas instituições brasileiras, sendo obrigatória a apresentação de ofício encaminhado pela reitoria da universidade.

A programação do intercâmbio deverá indicar itens como o número previsto de participantes; critérios de escolha das empresas que receberão estudantes para estágios; descrição das formas de acompanhamento, tutoria e orientação dos alunos brasileiros na França e dos alunos franceses no Brasil; modalidades do apoio de aprendizado do idioma e da cultura do país parceiro; e plano de trabalho do intercâmbio de docentes e coordenadores.

Cada projeto terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Serão apoiadas missões de estudo e de trabalho. As missões de estudos, com duração de um ou dois semestres, incluem benefícios como bolsa mensal e passagem aérea. As missões de trabalho apóiam financeiramente duas viagens internacionais de curta duração, com diárias e auxílio passagem aérea.

O Programa Capes/Brafitec foi criado em 2002, com o objetivo de consolidar parcerias duradouras entre instituições brasileiras e francesas e oferecer oportunidades de prática profissional internacional, por meio de estágios em empresas nos dois países. Até 2006, 477 estudantes brasileiros foram beneficiados com o intercâmbio. O programa atende, atualmente, 21 projetos. Mais informações na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página