Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Empresas estatais e MEC preparam programa Interface
Início do conteúdo da página

Inscrições para estágio de pós-doutorado estão abertas

Professores e pesquisadores com título de doutor podem fazer aperfeiçoamento no exterior graças ao programa de estágio pós-doutoral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Os interessados em concorrer a uma bolsa devem ser brasileiros ou estrangeiros com visto permanente de residência no Brasil e que tenham vínculo com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira.

O programa dá prioridade a áreas do conhecimento nas quais haja cursos consolidados de doutorado no País, com baixo nível de demanda na Capes, na modalidade de bolsa de doutorado pleno no exterior. O objetivo é desenvolver atividades de atualização, cooperação e abertura de linhas de pesquisa inseridas no contexto institucional de atuação do candidato.

As inscrições ficam abertas o ano todo, em fluxo contínuo. A coordenadora de candidaturas a bolsas e auxílios no exterior, Ana Cristina Tavares de Melo, informa que os pedidos devem ser encaminhados com antecedência de quatro a seis meses. “Quem quiser começar o estágio em maio de 2007 deve se inscrever até 1º de janeiro (segunda-feira). E quem tiver interesse em iniciar somente em julho, pode se inscrever no período de 3 de janeiro a 1º de março”, explicou.

Os candidatos selecionados pelo programa terão passagens aéreas de ida e volta ao Brasil, auxílio-instalação, seguro-saúde e mensalidade paga em parcela única para o período de até três meses antes da partida para o exterior. O valor das mensalidades corresponde a US$ 2 mil, com variações de acordo com o país de destino.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página