Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Doutorado no exterior tem primeira etapa concluída
Início do conteúdo da página

Doutorado no exterior tem primeira etapa concluída

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec) finalizou a etapa de análise de mérito das candidaturas a bolsas do Programa de Doutorado Pleno no Exterior. Foram selecionados 192 candidatos, com base em critérios como qualificação, desempenho acadêmico e experiência profissional, além da qualidade do plano de estudos proposto.

Os candidatos selecionados nesta fase serão convocados para entrevista, em Brasília, no período de 7 a 11 de maio. Uma comissão de consultores analisará o preparo acadêmico, a capacidade de adaptação e o compromisso dos futuros bolsistas com os objetivos do programa. “Para a entrevista, o candidato deve apontar o nome de um tutor, no Brasil, capaz de contribuir com seu acompanhamento acadêmico no exterior”, destacou a coordenadora geral de programas no exterior da Capes, Maria Luiza Lombas. O indicado deve ser doutor, professor ou pesquisador. Ele prestará informações à Capes, quando solicitado.

O Programa de Doutorado Pleno no Exterior é destinado a candidatos brasileiros de comprovado desempenho acadêmico, autores de projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil, dirigidos a instituições estrangeiras de excelência. A edição de 2007 recebeu 673 inscrições. Após o indeferimento de 186 candidaturas na fase de análise dos documentos, restaram 487, que foram encaminhadas para a avaliação do mérito. A divulgação do resultado final está prevista para junho. As atividades dos bolsistas terão início no segundo semestre.

Os inscritos podem consultar a situação de seu processo na página eletrônica da Capes.

As candidaturas a doutorado no exterior para Alemanha e Estados Unidos dispõem de programas específicos. No caso da Alemanha, o programa é realizado em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições para este ano já foram encerradas. Com relação aos Estados Unidos, o programa é feito em parceria com a Comissão Fulbright. As inscrições serão abertas ainda este mês.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página