Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Últimos dias para concorrer a bolsas de doutorado nos EUA

Encerram-se na próxima terça-feira, 15, as inscrições para o processo de seleção do programa de doutorado pleno nos Estados Unidos. O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Comissão Fulbright. Os candidatos devem ser cidadãos brasileiros, ter diploma de graduação e desempenho acadêmico comprovado. As bolsas serão implementadas no segundo semestre de 2008.

“É provável que o número de inscrições seja menor neste ano, devido à exigência de que os candidatos comprovem, logo no início do processo seletivo, que realizaram o Telp (Test of English Language Proficiency) e receberam pontuação igual ou superior a 115 pontos”, informa a coordenadora de Candidaturas a Bolsas e Auxílios no Exterior (CCE/Capes), Cristina Tavares de Melo. Ela adianta que, além desse requisito, continua em vigor a necessidade de apresentar, até 1º de novembro, comprovantes da realização do Toefl (Test of English as a Foreign Language) e do GRE (Graduate Records Examination) ou do GMAT (Graduate Management Admission Test).

Tutor — Outra novidade da edição 2007/2008 do Programa Capes-Fulbright é a obrigatoriedade de apresentação do nome de um professor ou pesquisador brasileiro, que possa atuar como tutor do doutorando. O papel do tutor será de intermediário entre a Capes e o bolsista, e com o orientador estrangeiro. Também será um importante contato para a reinserção do bolsista no meio acadêmico brasileiro no seu retorno ao país, diz a coordenadora.

As bolsas têm duração inicial de 12 meses, podendo ser renovadas, dependendo do desempenho do bolsista, desde que não ultrapasse 48 meses. O selecionado tem direito à passagem aérea de ida e volta para o bolsista e um dependente, bolsa mensal, auxílio-instalação, seguro-saúde, além de pagamento de taxas escolares. Outras informações sobre o Programa Capes-Fulbright na página eletrônica da Capes.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página