Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Nova base de dados científicos vai beneficiar 600 mil estudantes e pesquisadores
Início do conteúdo da página

Nova base de dados científicos vai beneficiar 600 mil estudantes e pesquisadores

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) disponibiliza a partir desta quinta-feira, 24, a maior base de dados e documentos científicos de referência do mundo: o Scopus, da Editora Campos/Elsevier. O serviço irá beneficiar 600 mil pesquisadores, professores, estudantes do ensino superior e de pós-graduação de 44 instituições de ensino superior do país. A cerimônia de assinatura do contrato entre a Capes e a Editora Elsevier foi realizada nesta tarde, em Brasília. Na cerimônia também foi entregue o 1º Prêmio Portal de Periódicos.

Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o Portal de Periódicos é um instrumento poderoso que contribui para o acesso ao conhecimento científico não só no país, mas também apresenta para o exterior o que é produzido pela ciência brasileira. “A quantidade de artigos do Brasil tem um crescimento visível. Atualmente, os estudantes não precisam ir até a biblioteca; seria mais caro manter universidades com bibliotecas modernas. Hoje, temos 130 mil acessos por dia; com a entrada da base Scopus, com certeza, haverá aumento desse número”, afirma.

O presidente da Elsevier, Cláudio Rothmuller, concorda que a pesquisa brasileira tem crescido. Segundo ele, nos últimos dez anos houve um aumento de 20% no acesso on-line no Brasil. “A produção científica cresce  com o acesso on-line.” A Scopus é a maior base multidisciplinar de dados, com 15 mil títulos e quatro mil editoras participantes. A base também possui um número maior de publicações científicas brasileiras. São 223 mil artigos de autores nacionais e 2.300 citações.

Base de dados — Criado em 2004, o Scopus tem como objetivo ser um banco de dados e busca refinada, de qualidade, com documentos científicos de todo o mundo. De forma ágil e objetiva, o usuário tem acesso a mais de 200 milhões de páginas de conteúdo, com links diretos, resumo de documentos, além da exata localização, com título, autor, periódico que foi publicado, entre outras referências. Desse material, nove mil textos completos são encontrados no Portal de Periódicos.

Histórico — Com um dos maiores acervos de acesso a periódicos do mundo, o portal foi criado pela Capes em 2000. Desde 2004, teve sua coleção ampliada de 3.600 para mais de 11 mil revistas de títulos nacionais e internacionais. E o número de acessos passou de sete milhões, em 2002, para 47 milhões, em 2006.

A consulta gratuita é oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de 188 instituições que possuem programas de pós-graduação recomendados pela Capes.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página