Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior > Estudantes > Pós-graduação > Capes apóia parcerias entre instituições do Brasil e da Alemanha
Início do conteúdo da página

Capes apóia parcerias entre instituições do Brasil e da Alemanha

Dois programas conjuntos de parcerias entre instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha estão com inscrições abertas até 30 de junho. O Unibral, para o nível de graduação, e o Probral, para pós-graduação. Os dois programas são realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad).

O objetivo do Unibral é estimular o intercâmbio de grupos de estudantes de graduação e professores brasileiros e alemães, a aproximação curricular de instituições de ensino superior dos dois países e o reconhecimento mútuo de créditos. A meta do Probral é incentivar o intercâmbio de professores e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.

Os programas financiam missões de trabalho de professores e pesquisadores, com diárias e seguro-saúde, e missões de estudos, com o pagamento de bolsas, seguro-saúde e auxílio-instalação. As duas modalidades têm direito a passagens aéreas. Para saber sobre o Unibral acesse a página eletrônica do programa e para saber sobre o Probral clique aqui.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página