Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Secretaria de Educação Superior
Início do conteúdo da página

Capes aprova novos mestrados e doutorados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou nesta semana 194 novos cursos de pós-graduação. Destes, 104 são mestrados, 60 doutorados e 30 mestrados profissionais. O Conselho Técnico e Científico da Capes analisou 444 cursos, 19 permanecem em análise e 231 não foram recomendados. Os cursos podem começar as atividades a partir de agosto.

As áreas que mais aprovaram cursos foram a multidisciplinar, com 22; as engenharias, 17; e as ciências agrárias, 16. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, afirma que as propostas encaminhadas atenderam às expectativas. “A crescente qualidade das propostas tanto das instituições públicas quanto das não-públicas é muito salutar. O sistema por onde são encaminhadas as propostas também está mais amigável e eficiente e acaba demonstrando a qualidade real das propostas”, diz. Com isso, é possível analisar melhor os componentes pedagógicos e os indicadores que são mais valorizados na avaliação da Capes, explica. Guimarães destacou, ainda, o crescimento geral do número de projetos aprovados e os avanços de algumas regiões como Norte e Nordeste, além das universidades federais da Amazônia e do ABC, que tiveram cursos aprovados.

Cerca de 700 consultores de 45 áreas do conhecimento participaram da análise das propostas. O processo começa com reuniões entre os integrantes das comissões de área. Ao avaliar as propostas de cursos novos é verificado se elas atendem ao padrão de qualidade requerido pela Capes. São analisados pontos como: qualificação e experiência do corpo docente, infra-estrutura física da instituição, compromissos da instituição quanto ao apoio prioritário ao curso.

As instituições enviaram suas solicitações de novos cursos por meio do Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) 2007. O instrumento, que pode ser acessado no portal da Capes, é o meio usado pelas pró-reitorias para detalhar seus projetos. A Capes recebeu, em 2006, 449 propostas e aprovou 323 novos cursos.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página