Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC amplia capacidade de comunicação a distância em universidade e institutos federais
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Estudantes orientam turistas sobre preservação ambiental

  • Quinta-feira, 04 de junho de 2009, 14h09

Estudantes orientam turistas sobre preservação ambientalSão Luís – Nos dois últimos fins de semana de maio, durante a Festa do Divino, aumentou o fluxo de turistas no município maranhense de Alcântara – a 22 km de São Luís. Juntamente com os visitantes, cresce a produção de lixo que, muitas vezes, é jogado no mar enquanto é feita a travessia da baía de São Marcos.


Para orientar os turistas e os próprios moradores sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, 33 estudantes do Instituto Federal do Maranhão realizaram ações de educação ambiental junto aos usuários das embarcações de ferry-boat no terminal de Cujupe. Eles são alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, oferecido no Núcleo Avançado de Alcântara.


As atividades consistiram na distribuição de sacos de papel para armazenar os resíduos, que antes eram jogados na natureza sem qualquer preocupação ecológica. “Optamos pelos sacos de papel porque eles demoram menos tempo para se decompor na natureza”, explicou o professor de Biologia Edalton Silva, um dos coordenadores do grupo.


Os participantes distribuíram panfletos com informações sobre o tempo de decomposição de diversos materiais como vidro, borracha, metal e plástico, e ainda falaram da importância de proteger o meio ambiente. O grupo produziu um cesto de lixo utilizando cipó como matéria-prima e doou o equipamento a uma embarcação que realiza a travessia entre Alcântara e a capital maranhense.


“Nosso público-alvo recebeu muito bem o projeto”, avaliou Edalton Silva. “Os alunos se esforçaram e o resultado superou nossas expectativas.” Ele informou que, ao longo do ano, novas ações serão realizadas.

Assessoria de imprensa do IFMA

Confira as notícias sobre os Institutos Federais

X
Fim do conteúdo da página