Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Jogos têm início em Brasília com presença de 2 mil alunos

  • Segunda-feira, 24 de maio de 2010, 11h03
Cerca de dois mil estudantes de todo o Brasil assistiram no domingo, 23, em Brasília, à abertura oficial dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010). Para a maioria dos estudantes, os jogos representam a primeira oportunidade de participar de uma grande competição desportiva.

Aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Shirley Espinola, 15 anos, enfrentou um dia e meio de viagem para disputar medalha no judô. Na bagagem da estudante, que treina há três anos, muita expectativa. “Treinei muito para chegar a um evento desse tipo, do qual nunca participei”, disse. “Quero vencer e também conhecer gente de todo o Brasil.”

A cerimônia de abertura, no Ginásio do Cruzeiro, teve o juramento dos atletas e a exibição de um vídeo, que mostrou a tocha olímpica em diferentes pontos turísticos do Brasil. Estudante do instituto federal de Brasília, Guilherme Machado Pontes, 18, acendeu a pira. Para fechar o evento de abertura, um espetáculo artístico de alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reuniu na quadra os principais ritmos da cultura brasileira.

O secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, disse que os jogos são motivo de orgulho e confraternização. “Espero que a rede federal saia daqui fortalecida, não só pela alegria que as delegações estão demonstrando, mas pelo intercâmbio entre as culturas e, acima de tudo, pelo que o esporte é capaz de fazer no desenvolvimento do cidadão”, afirmou.

Os JIF 2010 são realizados pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e Governo do Distrito Federal. Os resultados e as tabelas das competições estão na página eletrônica dos jogos.

Assessoria de Imprensa da Setec

Leia outras matérias sobre o JIF 2010.


Assunto(s): institutos federais , jogos , JIF
X
Fim do conteúdo da página