Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Carnes, carboidratos e saladas alimentam atletas dos jogos

  • Segunda-feira, 24 de maio de 2010, 18h08
Variedade na alimentação, para agradar a estudantes de todas as regiões do país. (Foto: Yussef Abrahim)Para enfrentar as maratonas de competições, os cerca de 2 mil atletas dos Jogos Brasileiros das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (JIF 2010) apostam num cardápio balanceado e encontram nos carboidratos e proteínas o combustível ideal. Uma equipe de 40 profissionais trabalha duro para alimentar os participantes e organizadores do evento. Entre os dias 22 e 29 de maio, serão servidas 20 mil refeições, apenas no almoço e jantar.

A nutricionista Joaneide dos Santos é uma das responsáveis pelas refeições. Ela, que nunca trabalhou para atender uma quantidade tão grande de pessoas, aproveita a oportunidade para adquirir experiência. “Nunca vi tanta comida na vida. A cozinha está a todo o vapor”, conta. As refeições são quantificadas individualmente. A estimativa é de que cada pessoa coma 100g de macarrão, 90g de arroz e 40g de feijão. Os pesos têm como base o alimento cru.

Somatório – Os números podem parecer pequenos, mas impressionam quando contabilizados. Por dia, são 260 quilos de arroz, 400 quilos de feijão, 140 quilos de macarrão, 800 litros de suco e 2.100 litros de refrigerante. Só de líquidos, serão 23.200 litros ao final da competição, quantidade suficiente para encher uma piscina de pequeno porte.  

A cada dia, a quantidade de carne consumida quase alcança a casa de uma tonelada. A fonte de proteína vem dos 400 quilos de carne, 200 quilos de frango e 300 quilos de peixe servidos.  O cardápio ainda inclui centenas de quilos de batata e mandioca, além de frutas, verduras e legumes.

“Estamos trabalhando com um púbico jovem, que vem de diferentes regiões do país. Por isso, buscamos proporcionar variedade para agradar a todos”, explica Neodir Balestreri, que gerencia o setor de alimentação dos jogos.

Os JIF 2010 são uma realização do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério do Esporte, Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e Governo do Distrito Federal (GDF).

Assessoria de Imprensa da Setec

Leia outras matérias sobre o JIF 2010.


X
Fim do conteúdo da página