Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Educação básica

Ideb é iniciativa premiada em concurso de inovação pública

  • Quarta-feira, 18 de novembro de 2009, 14h13
O índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), criado em 2007 pelo Ministério da Educação, está entre as dez iniciativas premiadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no 14º concurso Inovação na Gestão Pública Federal. O comitê julgador apresentou as experiências premiadas na terça-feira, dia 17. A classificação, no entanto, será anunciada somente em 2010, quando as equipes responsáveis apresentarão as práticas inovadoras. O concurso recebeu 131 inscrições.

O Ideb reúne em um só indicador dois conceitos fundamentais para a qualidade da educação — fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações, feitas pelo MEC em larga escala, a possibilidade de resultados que ajudem a traçar metas de qualidade educacional. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no censo escolar e de médias de desempenho nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.

Outras duas iniciativas do MEC também premiadas são o acompanhamento da frequência escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade (condição para o pagamento do benefício do programa Bolsa-Família) e o sistema e-Mec, por meio do qual é feita a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação, credenciamento, recredenciamento, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

Assessoria de Imprensa do Inep

Leia mais...
Sistema e-Mec está entre as melhores iniciativas públicas
X
Fim do conteúdo da página