Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Seleção unificada – especial

Maranhão oferece mais de 3 mil vagas em cursos de graduação

  • Quinta-feira, 13 de janeiro de 2011, 11h58
A cidade de Imperatriz (MA), que fica a 530 quilômetros de São Luís, é uma das centenas de localidades do interior que abrem vagas em cursos de graduação públicos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2011, no próximo domingo, 16.

Estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, residentes no município e em cidades vizinhas, podem concorrer a 216 vagas, em cinco cursos, no campus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os cursos são engenharia de alimentos, enfermagem, direito, pedagogia e comunicação social, opção jornalismo. Também em Imperatriz, o Instituto Federal do Maranhão abre 40 vagas para licenciatura em física.

O município de Zé Doca, por exemplo, terá 80 vagas no curso tecnológico de alimentos (duas turmas) e mais 80 vagas de licenciatura em química (duas turmas), abertas pelo instituto. Com 46,2 mil habitantes, o município fica a 302 quilômetros de São Luís, na mesorregião oeste maranhense.

No estado, a universidade federal e o instituto levam, juntos, educação superior a 12 cidades, onde oferecem 81 cursos de graduação e 3.028 vagas pelo Sisu. Na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada, em 2010, as duas instituições federais de ensino superior abriram 2.772 vagas no Maranhão. Em 2011 são 256 vagas a mais.

Tocantins

A Universidade Federal de Tocantins (UFTO) e o Instituto Federal de Tocantins oferecem 691 vagas no Sistema de Seleção Unificada em 57 cursos distribuídos em sete cidades do estado. Em 2010, o instituto e a universidade abriram 612 vagas pelo mesmo sistema.

O campus da UFTO em Arraias, por exemplo, abriu dois cursos para formação de professores. São dez vagas para pedagogia e dez para licenciatura em matemática. O município tem 10,9 mil habitantes e fica a 342 quilômetros de Palmas.

O município de Araguatins, com 26,7 mil habitantes, situado na região do Bico do Papagaio, a 601 quilômetros da capital, tem 69 vagas em três cursos do instituto. No campus Araguatins, os estudantes podem concorrer ao bacharelado em agronomia e nas licenciaturas de ciências biológicas e computação. Cada curso tem 23 vagas.

Sergipe

Nas cidades de Aracaju, Lagarto e Cristóvão, o Instituto Federal de Sergipe tem quatro cursos tecnológicos, duas licenciaturas e um bacharelado. Ao todo são 310 vagas no Sisu. O campus em Lagarto tem 40 vagas no curso de automação industrial e o de Cristóvão, 40 vagas em agroecologia. Este ano, o instituto manteve o mesmo número de vagas abertas no Sisu em 2010.

No país

O Sistema de Seleção Unificada deste semestre teve a adesão de 83 instituições públicas de ensino superior, que oferecem 83.125 vagas. São 39 universidades federais, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cinco universidades estaduais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE. As inscrições para os cursos estarão abertas de 16 a 18 deste mês, pela internet.

Na página eletrônica do Sisu estão relacionadas as instituições de ensino participantes do sistema, a relação de cursos, o número de vagas nas 27 unidades da Federação e o prazo de inscrição.

Ionice Lorenzoni

Leia mais sobre a seleção unificada
X
Fim do conteúdo da página