Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Formação de professores

Instituições oferecem mais de 47 mil vagas no Nordeste

  • Sexta-feira, 10 de julho de 2009, 09h46

Professores das redes públicas de sete dos nove estados da região Nordeste podem concorrer a 47.297 vagas em cursos de licenciatura que começam em agosto próximo. As vagas são oferecidas por 22 instituições de ensino superior públicas da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os professores devem fazer a inscrição no Portal do MEC.


Ao entrar no portal do Ministério da Educação, os professores vão fazer a inscrição usando a Plataforma Freire. A plataforma traz uma série de informações, como a relação das instituições que têm vagas para este semestre, os cursos que elas abriram, o número de vagas, os municípios onde acontecerá a formação e a modalidade (presencial ou a distância). Todos os cursos são gratuitos e o certificado que o professor receberá é da instituição que promoveu a formação.


A plataforma também mostra que a maioria dos cursos está em cidades do interior dos estados. Na Bahia, por exemplo, os professores vão encontrar vagas em cidades como Xique-Xique, Piritiba, Itanhém, Jacobina, D’Ávila e Conceição do Coité; no Ceará, em localidades como Orós, Tauá, Itapipoca e Limoeiro do Norte.


As 47.297 vagas para a região Nordeste são para a primeira licenciatura, cursos com 3.200 horas de duração, das quais 400 horas são de estágio obrigatório.


Bahia – Cinco instituições públicas de ensino superior da Bahia oferecem 27.950 vagas em 56 municípios: a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) tem 25.060 vagas em 51 municípios; a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), 1.745 vagas em três municípios; a Universidade Federal de Feira de Santana (Uefs), 845 vagas em três municípios; a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), 200 vagas em um município; e a Universidade Estadual do Recôncavo Baiano (Uerb), 100 vagas em um município.


Maranhão – Duas instituições do Maranhão abriram 9.405 vagas em licenciaturas, assim distribuídas: a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) oferece 7.023 vagas; e a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), 2.382.


Pernambuco – No estado, quatro instituições de ensino superior abriram 3.898 vagas neste semestre: a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) oferece 1.450 vagas; a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), 1.370; a Universidade de Pernambuco (UPE), 848; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 230.


Ceará – No Ceará, cinco instituições têm, em conjunto, 3.153 vagas, assim distribuídas: Universidade Federal do Ceará (UFCE), 1.050; Universidade Estadual do Ceará (Uece), 858; Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), 820; Universidade Regional do Cariri (Urca), 275; Instituto Federal do Ceará (IFCE), 150.


Paraíba – No estado, duas instituições oferecem 1.727 vagas: a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 910; e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 817.


Piauí – No estado, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu 711 vagas neste semestre.


Rio Grande do Norte – Três instituição oferecem 453 vagas, assim distribuídas: a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) tem 200 vagas; Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), 140; e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), 113.


Plano Nacional de Formação – As vagas são exclusivas para professores que lecionam nas redes públicas estaduais e municipais e que ainda não têm formação de nível superior, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Essas vagas foram criadas com o Plano Nacional de Formação de Professores, lançado em 28 de maio deste ano, para ser executado entre 2009 e 2011. Nestes três anos serão abertas mais de 300 mil vagas para docentes que estão no exercício do magistério público da educação básica.

Ionice Lorenzoni

Leia mais...
Região Sudeste oferece 790 vagas para docentes em exercício
Cursos de licenciatura oferecem 2.570 vagas no Centro-Oeste
Cursos de licenciatura começam em agosto em estados do Sul
Região Norte abre vagas para capacitar 4 mil profissionais
Plano oferece 52 mil vagas para docentes em exercício
Pré-inscrições para o plano nacional de formação já podem ser feitas
Professor sem licenciatura já pode escolher o curso e fazer pré-inscrição
Veja passo a passo como usar a Plataforma Freire

X
Fim do conteúdo da página