Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias
Início do conteúdo da página
Formação de professores

Cursos de licenciatura começam em agosto em estados do Sul

  • Sexta-feira, 10 de julho de 2009, 14h44

Nos estados de Santa Catarina e Paraná, cinco instituições públicas de ensino superior oferecem 3.270 vagas em cursos de licenciaturas para ingresso em agosto. Podem se inscrever professores das redes públicas da educação básica que ainda não têm licenciatura. Os professores devem fazer a inscrição no Portal do Ministério da Educação.


No Paraná estão abertas 1.710 vagas em cinco tipos de cursos oferecidos em 30 municípios, e em Santa Catarina são 1.560 vagas para três cursos, em 19 cidades do interior. As inscrições para essas licenciaturas são feitas exclusivamente pela internet no portal do MEC. A relação dos cursos, das vagas e as localidades estão descritas na Plataforma Freire, dentro do portal. A oferta de licenciaturas para professores em exercício, neste semestre, faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores, lançado em 28 de maio. O plano prevê o ingresso de mais de 300 mil professores entre 2009 e 2011.


Paraná – Quatro instituições públicas do estado participam do Plano de Nacional de Formação de Professores neste ano: a Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu 100 vagas para o curso de pedagogia a distância, em Foz do Iguaçu e em Paranaguá; a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferece 550 vagas no curso de pedagogia a distância, em nove municípios; a Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem 160 vagas distribuídas nos cursos presenciais de filosofia, artes visuais, música e formação pedagógica para bacharéis e tecnólogos, todos na cidade de Londrina; a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abriu 900 vagas para o curso de pedagogia a distância, em 18 municípios.


Santa Catarina – A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) oferece 1.480 vagas para o curso de pedagogia a distância, em 18 cidades, e cursos presenciais de geografia (40 vagas) e história (40), ambos em Laguna.


Plano de formação – No Portal do MEC, os professores, no exercício da profissão, podem escolher a licenciatura que desejam fazer e definir quando começar o curso. O Plano Nacional de Formação de Professores prevê o ingresso dos docentes em cinco semestres: em 2009 (segundo semestre); em 2010 (primeiro e segundo semestres); 2011 (primeiro e segundo semestres). A programação de quando entrar na faculdade deve ser feita pelo educador no portal.


O plano nacional de formação será executado num sistema de parceria que envolve as secretarias estaduais e municipais de educação e instituições públicas de ensino superior, sob a coordenação da Capes. As tarefas também estão distribuídas entre os envolvidos: o professor escolhe o curso e se inscreve; a secretaria estadual ou municipal a que ele pertence analisa, valida e envia a inscrição para a universidade ou instituto parceiro. Se a instituição tiver mais inscrições que vagas, ela fará a seleção, que pode ser por sorteio.

Ionice Lorenzoni

Leia mais...
Região Sudeste oferece 790 vagas para docentes em exercício
Cursos de licenciatura oferecem 2.570 vagas no Centro-Oeste
Plano oferece 52 mil vagas para docentes em exercício
Região Norte abre vagas para capacitar 4 mil profissionais
Instituições oferecem mais de 47 mil vagas no Nordeste
Pré-inscrições para o plano nacional de formação já podem ser feitas
Professor sem licenciatura já pode escolher o curso e fazer pré-inscrição
Veja passo a passo como usar a Plataforma Freire

X
Fim do conteúdo da página