Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pré-seleção da primeira edição do Fies 2019 já tem resultado
Início do conteúdo da página
Rede Escola

Programa traz orquestra com alunos e impressão 3D

  • Quinta-feira, 11 de abril de 2019, 13h18
  • Última atualização em Quinta-feira, 11 de abril de 2019, 13h28

O programa “Orquestra na Escola” é uma ação da Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, que desde 2017 ensina alunos das escolas municipais a tocar um instrumento. A previsão é que cerca de 80 mil jovens sejam beneficiados até o ano de 2020. E o melhor é que eles podem fazer parte da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, formada há 2 anos e composta apenas por alunos que participam do projeto. A Rede Escola vai mostrar os bastidores dessa orquestra e alguns novos músicos que fizeram a primeira audição para ingressar nela.

O Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro (ISERJ) é uma das instituições de ensino mais antigas e importantes do Brasil. De suas salas de aula saem, desde o Segundo Império, os educadores que formam os estudantes para o futuro. O ISERJ foi fundado pelo Imperador D. Pedro II há 139 anos, com o nome de Escola Normal da Corte. Depois Escola Normal, Instituto de Educação e hoje Instituto Superior de Educação, com status de universidade.

O Brasil tem o segundo maior índice de jovens vítimas de bullying pela internet. É o que aponta recente estudo do Instituto IPSOS, uma das mais importantes empresas de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo. Pensando nisso, a equipe da Rede Escola em Brasília pesquisou e encontrou uma escola onde existe uma ação de alunos e professores para combater, diminuir e até mesmo evitar transtornos afetivos – como o bullying, a depressão e outros – no ambiente escolar.

Finalmente, na série Profissões do Futuro, o programa apresenta uma reportagem sobre a impressão em 3D, que vem revolucionando as atividades profissionais, da medicina a engenharia, da pesquisa a arqueologia, do design a ciência. O céu é o limite para os profissionais do futuro com essa ferramenta. A começar pela surpreendente informação de que a impressão 3D, tão atrelada à modernidade, nasceu há mais de 30 anos, nos Estados Unidos.

Rede Escola é apresentado em episódios inéditos toda sexta, às 19h. Reapresentações no sábado, às 16h: domingo, às 12h; e segunda, às 12h30. Para rever os episódios anteriores, a playlist completa está disponível no portal da TV Escola, no aplicativo e no canal da emissora no YouTube.

Acesse o portal da TV Escola

Assista aos programas da TV Escola no canal no YouTube

Assessoria de Comunicação Social

Assunto(s): tv escola , bullying , orquestra , ISERJ
X
Fim do conteúdo da página