Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Com cinco convênios novos, notas do Enem são aceitas em 47 instituições portuguesas
Início do conteúdo da página
Enem Portugal

Com cinco convênios novos, notas do Enem são aceitas em 47 instituições portuguesas

  • Terça-feira, 19 de novembro de 2019, 22h03
  • Última atualização em Quarta-feira, 20 de novembro de 2019, 21h49

Os termos foram firmados nesta terça-feira, 19 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

O maior exame de acesso ao ensino superior do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ganhou mais cinco universidades portuguesas parceiras. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, assinou os convênios nesta terça-feira, 19 de novembro. Com os acordos, chega a 47 o número de instituições de Portugal que aceitam as notas do exame, no chamado Enem Portugal.

Para Lopes, a ampliação no número de convênios, iniciados em 2014, cria mais oportunidades para os brasileiros. “Toda a oportunidade que a gente possa dar ao estudante brasileiro, dele se abrir para o mundo, buscar conhecimentos novos, é enriquecedora, e este é um trabalho muito importante para o Inep”, afirmou.

As instituições que, a partir destas assinaturas, também passam a integrar o Enem Portugal são:

  •  Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Ismat), em Portimão;
  • Instituto Superior Dom Dinis (Isdom), em Marinha Grande;
  • Instituto Superior de Gestão (ISG), em Lisboa;
  • Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (Isla Santarém), em Santarém; e
  • Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia (Isla Gaia), em Vila Nova de Gaia.

O presidente do Inep assinou os acordos na sede da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), na capital portuguesa, Lisboa. A cerimônia foi conduzida pelo reitor da instituição anfitriã, professor doutor Mário Caneva Moutinho e os termos foram assinados também pelo presidente do Conselho de Gerência da entidade mantenedora – ISLA Santarém, Manuel de Almeida Damásio.

O reitor da ULHT, Mário Caneva Moutinho, comemorou a assinatura do acordo. “Estamos ansiosos por receber um maior número de estudantes brasileiros. Eles serão bem recebidos e bem integrados”, saudou Moutinho. O reitor acrescentou ainda que “este intercâmbio vai permitir, no futuro, que estes estudantes tenham implicação na vida social, econômica e cultural de ambos países”.

A assinatura dos acordos faz parte da agenda de trabalhos que o presidente do Inep, Alexandre Lopes, cumpre ao longo desta semana em Portugal. Nos próximos dias, ele participa ainda da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola 2019, além de reuniões com representantes da área educacional portuguesa.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): MEC , Enem , Inep , Enem Portugal
X
Fim do conteúdo da página