IFCE produz máscaras de proteção em impressora 3D
Equipamento será doado para profissionais de saúde do município que atuam no combate ao novo coronavÍrus
O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Tauá, no interior do Ceará, está fabricando protetores de rosto que serão destinados a profissionais de saúde do município que atuam no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. O material foi fabricado no próprio campus e será destinado ao Hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, único hospital da cidade.
Os protetores são produzidos pelo setor de Tecnologia da Informação e pelo Laboratório de Eletromagnetismo do campus utilizando impressão 3D. Cada unidade leva em média uma hora para ser produzida.
O material é parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados pelos profissionais no enfretamento ao vÍrus e deve ser usado em complemento às máscaras comuns. As peças protegem a região ds olhos e, assim, diminuem risco de contágio.
O diretor-geral do IFCE de Tauá, José Alves Neto, disse que a ideia surgiu para minimizar o impacto da pandemia. "Quando começamos a ver as movimentações das instituições de ensino, pensamos em contribuir", lembra.
Além de diminuírem as chances de contágio, os protetores podem ser higienizados, o que permite a reutilização do material, diferentemente das máscaras descartáveis.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFCE