Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Educador acompanhará efeitos da formação dos professores
Início do conteúdo da página
Educação e saúde

Mamografia de hospital universitário de Santa Catarina ganha selo do Instituto Nacional do Câncer

  • Terça-feira, 19 de maio de 2020, 15h08
  • Última atualização em Terça-feira, 19 de maio de 2020, 15h08

Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da UFSC, é vinculado à Rede Ebserh

O serviço de mamografia do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o selo de qualidade do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O certificado foi concedido depois de um processo de avaliação e acompanhamento que durou sete meses. Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o hospital é a única instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado a ter este selo.

A certificação comprova que a unidade oferta um serviço com alto nível de qualidade e segurança, seguindo os padrões técnicos exigidos pelo Inca e por demais órgãos de saúde na área. O selo é oferecido dentro do Programa de Qualidade em Mamografia, desenvolvido pelo Inca em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). No processo de avaliação são considerados diversos critérios, como a imagem, o laudo, o diagnóstico e a dose de radiação.

De acordo com a Unidade de Diagnóstico por Imagem, setor responsável pelo exame de mamografia do hospital, um dos fatores que contribuiu para esta certificação foi a ativação do novo mamógrafo digital da unidade, em junho de 2019. O equipamento faz três tipos de exames: mamografia, magnificação e biópsia. O resultado foi o aumento da capacidade de atendimento, que passou de 85 para 234 exames por mês. Os exames realizados são importantes para rastreamento e detecção do câncer de mama, que é o tipo de câncer com maior incidência e mortalidade entre mulheres no mundo, conforme dados do Inca.

Assessoria de Comunicação Social, com informações da UFSC

Assunto(s): MEC , UFSC
X
Fim do conteúdo da página